domingo, 24 de novembro de 2013

Um Santuário de Montanha

Serra da Estrela
Um santuário de montanha

Com uma altitude de 1993 metros, a Serra da Estrela, “uma paisagem de tipo alpino encravada no coração de Portugal”, apresenta-se bastante isolada no contexto nacional. As terras de altitude superior a 1200 metros ocupam somente 0.5% da superfície do País, dos quais cerca de metade pertencem a essa serra.

O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) situa-se na Beira Baixa, a pouco mais de 200 km do Porto e a 300 km de Lisboa. Propomos uma forma diferente de visitar esse “santuário de montanha” percorrendo a pé uma das suas zonas mais pitorescas.
O Covão d’Ametade está equipado para se fazer aí “campismo de passagem” e será a nossa base de partida para diversos percursos possíveis. A época ideal para os percursos pedestres é de Maio a Outubro, pois nos restantes meses o maciço central da será está frequentemente coberto de neve, dificultando, ou mesmo tornando perigosas as caminhadas.
O Covão d’Ametade é um enorme anfiteatro, antigo circo glaciário que alimentava o glaciar do Zêzere, rodeado por relevos imponentes: Cântaro Raso (1916 m), Cântaro Magro (1928 m), Cântaro Gordo (1877 m) e Múmias (1604 m). Os fenómenos de erosão glaciária do Würm foram particularmente intensos na região dos Cântaros, devido à instalação dos glaciares do Zêzere e do Alforfa.
Volte as costas ao vale do Zêzere e siga em direcção ao mais alto desses relevos, o Cântaro Magro, torre granítica com mais de 300 m de desnível. Suba até ao Covão Cimeiro (a cerca de 1750 m), situado entre os Cântaros Magro e Gordo. Recupere o fôlego, abrandando a marcha ou parando, para apreciar a beleza dessa grande depressão sulcada de diversos cursos de água e pequenas lagoas. Daí, seguindo para oeste, apanhe o Corredor do Inferno que desemboca no planalto da Torre, atravesse a EN339 e siga em direcção ao vértice geodésico (v.g.) Estrela (1993 m), ponto mais alto de Portugal continental. Desse local, conhecido por Torre, em dias de boa visibilidade poder-se-ão distinguir, a grande distância, os pontos culminantes da Serra da Boa Viagem (em Buarcos), Serra de Gredos (em Espanha), Serra do Marão (em Trás-os-Montes) ou Serra de Portalegre (no Alentejo).
A partir da Torre poderá optar por diversos percursos: dirigindo-se para norte até ao v.g. Cume (1858 m) e daí, em direcção à Lagoa Escura, atingir a Lagoa Comprida, com regresso pela EN339 (via Torre-Nave de Santo António), ou seguir até ao Cume e daí para o v.g. Piornal (1755 m) atingir, através de descida algo difícil, o Vale da Candeeira, Vale do Zêzere e Covão d’Ametade. O Cume foi o local onde acampou a expedição da Sociedade Geográfica de Lisboa, em 1881. As lagoas referidas são de origem glaciar, bem como o vale da Candeeira, onde repousa a Lagoa da Paixão, antigo circo glaciário suspenso sobre o vale do Zêzere. Outro percurso alternativo poderá ser em direcção ao Corredor dos Mercadores, sulco profundamente encaixado entre os Cântaros Magro e Raso resultante da erosão de filão. A descida da “Rua dos Mercadores”, sem ser difícil, exige uma progressão cuidadosa devido aos inúmeros blocos soltos que aí se encontram; no entanto, é a via mais curta e rápida para atingir o Covão d’Ametade.
Tenha-se em atenção que, no Inverno, o início do corredor, devido aos ventos de oeste, costuma estar coberto de gelo, desaconselhando-se a sua descida. Se o desnível e inclinação do corredor o impressionarem a ponto de achar a descida complicada, regresse até à EN339 e siga, com segurança, pela estrada até à Nave de Santo António, superfície coberta por sedimentos finos e marginada pelas moreias dos glaciares do Zêzere e Alforfa.
Por último, alertamos para o facto de as condições de segurança na Serra da Estrela serem deficientes (nomeadamente no que concerne a evacuação em caso de acidente), portanto todo o cuidado é pouco; devendo-se respeitar, no Inverno, as indicações do Centro de Limpeza de Neve. Boas caminhadas!

(Pedro Cuiça – Fim-de-Semana – jornal Forum Ambiente . nº 7 . 14/Jan. 1995)


Fotos: Serra da Estrela © PC (2009)

ATENÇÃO: Os itinerários sugeridos são tecnicamente exigentes e é necessário ter em consideração o enquadramento legal actualmente em vigor (24/11/2013).

Sem comentários:

Enviar um comentário