sábado, 23 de novembro de 2013

Excursionismo

"Poderás responder: “Sim, mas não me é possível chegar às montanhas, aos oceanos e à floresta virgem. Como poderei então ver e apreciar as maravilhas da natureza e as suas mensagens?”
Falando a sério, quase se pode fazer o mesmo na nossa terra, se quisermos sair da cidade e subúrbios e penetrar no campo aberto, nos bosques e nos prados.

Como o teu cavalinho de aço entre os joelhos teus
Poderás ir à vontade para onde te der na gana

levando contigo a tua casa de lona, a tua manta ou a tua panela – e a LIBERDADE. No meio do campo aberto que Deus nos dá, de preferência em excursão – isto é, em passeio – aspirando os esplendores do céu, da terra e do mar; vendo as cores dos bosques e dos campos, cheirando as flores e o feno; ouvindo a música dos regatos e das aves e o segredar do vento, aprendendo a conhecer os animais e os seus hábitos até te convenceres de que és sócio de todos e reconheces que fazes parte do grande plano da Natureza.
David Grayson escreve em A Estrada Amiga: “De tempos a tempos costumam estes “Samurai” desprender-se deste mundo superlotado, dos homens, e com troixas às costas afastar-se para lugares distantes no deserto ou para os cumes de gelo perpétuo. Estou convencido de que todo o homem precisa duma mudança como esta, uma oportunidade de meditar, de nos sentirmos mais presos à vida, mais seguros em Deus. Mas não é para mim a crista de neves eternas, nem o deserto. Escolho a Estrada Amiga e toda a gente vulgar que mora à beira dela.”"

(Baden-Powell. O Caminho do Triunfo. Lisboa: Edições Flor de Lis, 1974. pp. 208-209)


P.S.: O Caminho do Triunfo foi editado pela primeira vez, em 1922, sob o título Rovering to Success como livro de apoio aos Caminheiros (a etapa final da proposta educativa do escotismo).



Nota: Será conveniente salientar que em Espanha a actividade de andar em caminhos balizados se designa "senderismo" e em caminhos não balizados "excursionismo". No tocante à realidade nacional já esboçámos algumas definições mas iremos prosseguir na senda de tentar esclarecer "o que é o quê?" na panóplia de conceitos em jogo na temática pedestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário