terça-feira, 22 de outubro de 2019

Walk Leader ERA


Pedro Cuiça © pins Walk Leader ERA-EWV-FERP (20 de Outubro de 2019)

A ERA (European Ramblers Association) – a Federação Europeia de Pedestrianismo – reconheceu, no passado sábado (dia 20 de Outubro), o modelo de formação do Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), no âmbito da liderança e condução de grupos em actividades de Pedestrianismo, tendo-lhe atribuído a certificação Walk Leader ERA-EWV-FERP. Essa importante certificação foi duplamente gratificante não só por atestar a qualidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, por parte do Centro de Formação da FCMP, mas também pela sua entrega formal ter coincidido com a Assembleia-Geral que decorreu em Bad Urach (Alemanha), na qual se comemoraram os 50 anos dessa federação europeia.
A certificação em causa atesta que a formação ministrada pela FCMP cumpre os requisitos mínimos do plano de formação de “líderes de caminhada” estabelecidos pela ERA. Na verdade, o modelo apresentado pela FCMP não só iguala os requisitos em algumas das unidades curriculares (UC) lecionadas como suplanta os mesmos na maior parte das UC da estrutura formativa da ERA, quer em termos de cargas horárias, quer no que concerne à diversidade e à profundidade das temáticas abordadas.
Tendo em conta a legislação em vigor em Portugal, os “líderes/guias de Pedestrianismo” das Filiadas da FCMP têm de possuir o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) de Pedestrianismo – Graus I, II e/ou III –, independentemente de exercerem a actividade de forma benévola ou profissional. Agora também são reconhecidos, a nível europeu, como Walk Leaders ERA, voluntários, e, por isso, terão direito a utilizar o respectivo pin identificativo ou outros suportes/materiais federativos que contenham esse logótipo.
A marca Walk Leader ERA atesta os padrões de qualidade das formações ministradas nos diversos países certificados, a nível pan-europeu, com base nos requisitos definidos pelo grupo de trabalho de formação e aprovados pelo presidium dessa federação europeia. O trabalho que foi desenvolvido ao longo de diversos anos contou, desde o seu início, com o contributo de Portugal, que participou desde logo na redacção da Declaração de Marcoussis (2005): o primeiro passo que deu origem à criação do grupo de trabalho de formação e à posterior definição do modelo Walk Leader ERA.
Tive o grato prazer e o privilégio de receber o certificado Walk Leader, para Portugal, das mãos do Presidente da ERA, Boris Mićić, mormente quando, tendo participado na elaboração da Declaração de Marcoussis e feito parte do referido grupo de trabalho, vi(vi), desta forma, o fechar deste ciclo com chave-de-ouro, ademais no momento em que se comemorou meio século de existência da ERA.

Rúben Jordão © entrega do certificado Walk Leader  (Bad Urach - Alemanha, 20 de Outubro de 2019)


NOTA:
A redacção da Declaração de Marcoussis foi efectuada no âmbito de uma conferência europeia, organizada pela Fédération Française de la Randonnée Pédestre (FFRP), sob a égide da ERA, acerca da "Formação, enquadramento e segurança na prática", que se realizou, de 25 a 29 de Maio de 2005, no Centro Nacional de Rugby situado na localidade francesa homónima. A Declaração de Marcoussis foi formalmente aprovada, no dia 24 de Setembro de 2005, na Assembleia-Geral da ERA que decorreu em Elspeet (Holanda).

Sem comentários:

Enviar um comentário