sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Trein'a dor


DIZEM QUE NÃO HÁ NADA DE NOVO debaixo do Sol, mas também se poderá afirmar que não há nada de velho debaixo do Sol. O filósofo norueguês Arne Naess, que foi um amigo muito querido, praticava a sua variação desta ideia: a de que, de facto, tudo o que nos rodeia é novo.
Durante doze anos da sua vida adulta viveu numa cabana solitária em Tvergastein, no sopé da cadeia de montanhas Hallingskarvet. Arne insistia em seguir um percurso diferente cada vez que fazíamos caminhadas por aqueles lugares, o que, por vezes significava desviarmo-nos apenas algumas polegadas do caminho que anteriormente escolhêramos. Isto era uma coisa que todos os que o visitavam deviam seguir à risca. Durante todos esses anos, Arne certificou-se de que não havia um caminho único até à sua cabana.
Também decidira que numa circunferência de dois metros à roda da sua cabana devia haver uma espécie de parque natural, de modo a proteger a urze, os ranúnculos e as dríades alpinas que por ali cresciam. Todos os visitantes, incluindo ele, só podiam caminhar sobre as lajes que estavam dispostas nessa zona protegida. Isso permitia que Arne, todos os anos, pudesse observar da sua janela a vegetação viva e intacta,
Tvergastein foi talvez a única cabana em toda a Noruega que não teve um trilho feito pelo homem. Viam-se trilhos de animais, um pouco mais longe, na montanha, mas só isso. Hoje, oito anos após ele ter partido na sua última viagem, existe um único trilho, feito por pés humanos, que leva à sua cabana. Sem a presença de Naess, os caminhantes inevitavelmente optaram pelo caminho mais cómodo e imutável.
[KAGGE, 2018: 99-100]

© Algures da Net

ESTAR CONVENCIDO DE QUE ANDAR a pé nunca deveria ser penoso é um equívoco. Não quero dizer que tenhamos que ficar angustiados por empurrar um carrinho de compras no passeio ou quando, às vezes, à tarde, damos uma pequena volta a pé. A natureza deu-nos a dor como uma tribulação, mas ela é muito mais do que isso. A dor também pode ser benéfica e aprazível, quando nos permite reconhecer a sensação de bem-estar e, sobretudo, a ausência de dor assim que ela desaparece.
(…)
Para Arne Naess, a felicidade tinha a ver com o fulgor – que para ele significava o fervor ou a paixão – e a dor. Enquanto filósofo que dispunha de uma boa compreensão da matemática, elaborou a sua própria equação para o bem-estar. Quando me deparei com a equação, tive de a estudar várias vezes, por ser tão engenhosa quanto simples – e verdadeira:

 

A equação pressupõe que um pequeno aumento no fulgor pode compensar uma elevada quantidade de dor. Se tivermos muito pouco fulgor, também não experimentaremos senão uma pequena parte de bem-estar, mesmo que tenhamos de suportar poucos incómodos. Naess disse-me que pretendia salientar o significado da dor e, ao mesmo tempo, estava convencido de que mais vale estarmos empenhados em aumentar o fulgor do que em diminuir a nossa dor.
Peter Wessel Zapffe, um amigo de Naess, escreveu – na sua tese de doutoramento, com um título de recorte clássico: Da Tragédia – sobre a importância de não tomar atalhos, mas, em vez disso, empregar o tempo a lutar por atingir um objectivo. Receber demasiado apoio técnico «é um roubo irresponsável das reservas de experiências da humanidade». Grandes palavras, de facto. É descabido chegar de carro ou helicóptero ao cume da montanha, em vez de a subir a pé, porque a experiência de estar no cume é superficial se não tiver sido penosa. Zapffe, também filósofo, considerava que a nossa necessidade frequente de simplificar as coisas é o verdadeiro censor das nossas oportunidades de ter grandes experiências. A sua ideia básica, que julgo ser partilhada por todos os que fazem longas caminhadas, é que alcançar não tem necessariamente o mesmo valor do que se alcançou.
[KAGGE, 2018: 115-117]

© Algures da Net

Fazer uma caminhada apenas quando faz bom tempo – e ficar em casa quando está vento, a chover ou a nevar – é perder metade da experiência. Talvez até a melhor metade.
[KAGGE, 2018: 117]

© Algures da Net


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KAGGE, Erling. A Arte de Caminhar – Um Passo de Cada Vez. Lisboa: Quetzal, 2018, pp. 208. ISBN 978-989-722-519-2

Sem comentários:

Enviar um comentário