domingo, 4 de fevereiro de 2018

Domingo

[Primeira-feira: DIA DO SOL]

© na Net (?)

«Um dos primeiros santos inconvertidos,
Sem as cores do meio-dia ou do entardecer,
Pagão sem mácula,
Que usurpou o dia civil,
E que sempre depois do seu nascimento
Percorreu os confins da Terra.»
[THOREAU, 2018: 71]

«Quando passámos debaixo da ponte sobre o canal, mesmo antes de atingirmos o Merrimack, as pessoas que estavam a sair da igreja pararam a olhar para nós lá de cima, e aparentemente, por força do hábito, permitiram-se fazer certas comparações pagãs; mas éramos nós quem verdadeiramente observava este dia de sol. Segundo Hesíodo,

«O sétimo é um dia santo,
Pois foi então que Latona gerou Apolo de raios dourados»,

e pelas nossas contas este era o sétimo dia da semana, e não o primeiro
[THOREAU, 2018: 91]

© na Net (?)

«Os deuses gregos são jovens, pecadores, deuses caídos, com os vícios dos homens, mas, em muitos aspectos importantes, essencialmente de raça divina. No meu Panteão, Pã ainda reina na sua glória pristina, com o seu rosto rosado, a sua barba solta e o seu corpo hirsuto, o seu cachimbo e o seu cajado, a sua ninfa Eco e a sua filha eleita Iambe; com efeito, o grande deus Pã não está morto, ao contrário do que se dizia. Os deuses não morrem.
(…)
Felizes de nós que podemos deliciar-nos neste quente sol (…) que ilumina todas as criaturas, quando repousam e quando labutam, não sem um sentimento de gratidão, e cuja vida é tão irrepreensível, por mais digna de repreensão que possa ser, tanto no dia da Lua do Senhor como no Seu dia do Sol*.»
[THOREAU, 2018: 92]

© Spirit of Old

NOTAS
*Nota do Tradutor (Luís Leitão): nesta passagem, Thoreau escreve Mona-day («dia da Lua», segunda-feira) e Suna-day («dia do Sol», domingo).
Nota Pedestris: e assim dir-se-ia que finaliza e/ou (re)começa mais um ciclo, mas o tempo circular não tem princípio nem fim!

© na Net (?)

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
THOREAU, Henry David. Uma Semana nos Rios Concord e Merrimack. Lisboa, Antígona, 2018, pp. 432. ISBN 978-972-608-300-9 


Sem comentários:

Enviar um comentário