quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Vão e Vejam


«Mas isto são as crenças e as tradições do meu povo. As mezinhas, os responsos, o diabo. Negar as nossas tradições – o nosso paganismo, até – seria minorar uma cultura riquíssima, que para mais se está a perder.»
Padre Fontes (2018)

António Mendes © Paredes do Rio (PNPG, 10 de Novembro de 2019)

No passado domingo tive o grato privilégio de empreender uma caminhada altamente estimulante na região de Barroso, mais precisamente na envolvente da aldeia de Paredes do Rio. Estimulante pelo excepcional telurismo e pela frescura dessas paragens, sensação acentuada pelo vento e pela chuva persistentes, mas também pela companhia de um conjunto de velhos companheiros de andanças pedestres.
A geomorfologia de Barroso insinuou-se timidamente, numa acinzentada e nevoenta paisagem contrastante, com ásperas montanhas a fechar o horizonte a norte e alinhamentos de arredondadas elevações a sul, pontilhadas de aerogeradores! As terras agrestes do Parque Nacional da Peneda-Gerês, que por estas bandas se estendem para além da aldeia de Pitões das Júnias e da alva capela de São João da Fraga, mal se vislumbraram, encobertas por esse tempo anunciador da invernia que se avizinha.
As vastas panorâmicas estiveram encobertas mas a paisagem a curta distância (diria mesmo “macro”) revelou uma riqueza e diversidade inusitadas, ademais tendo em conta que há dois dias o terreno esteve coberto de neve, ainda que de pouca dura. A biodiversidade da vegetação, o solo atapetado de folhas de Quercus, as várias espécies de cogumelos e até o facto de depararmos com uma cobra, em tais condições atmosféricas, não deixou de nos surpreender.

Pedro Cuiça © Paredes do Rio (PNPG, 10 de Novembro de 2019)

Impressionante é também a forte componente humana manifesta nos campos de cultivo e/ou de pastoreio, ladeados por muretes de pedra solta. Vestígios que remontam a épocas pré-históricas e cujo cunho maior surge traduzido nas edificações graníticas da vizinha aldeia ecomuseu. Museu vivo e a céu aberto, pleno de vivências das suas gentes, testemunhas de um património imaterial que surge como expressão máxima da paisagem, tão rija e durável quanto a pedra dura dessas terras barrosãs.  
No dia anterior – sábado (9/11/19) – tive a enorme satisfação de conhecer pessoalmente o Padre Fontes, precisamente na sede do ecomuseu, seu homónimo, sito em Montalegre. Satisfação acrescida tendo em conta que no ano anterior tinha ido propositadamente a Vilar de Perdizes para conhecer o autor da Etnografia Transmontana – Crenças e tradições de Barroso, António Lourenço Fontes, mas em vão, dado que este se encontrava ausente da aldeia. Este, segundo Manuel Barros, professor de antropologia da Universidade do Porto, é “só” «o mais importante etnógrafo português depois do Abade de Baçal». Mais conhecido por ser o mentor do Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes e das Sextas-feiras 13 de Montalegre, o Padre Fontes é, todavia, um personagem multifacetado que se transmuta de um desconhecido Marotus a um sacerdote de múltiplos predicados.
A próxima Sexta-feira 13 será em Dezembro e, mais uma vez, o castelo de Montalegre será palco do responso da queimada, proferido pelo Padre Fontes frente a um enorme caldeirão de ferro. Uma oportunidade única de vivenciar velhas tradições, sobretudo para aqueles que buscarem o recolhimento íntimo das vastas paisagens “selvagens” do Barroso, calcorreando-as a pé… Vão e Vejam.

Pedro Cuiça © Plenilúnio (Castelo de Montalegre, 9/11/19)

Sem comentários:

Enviar um comentário