segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Da/Na Senda


«Ó IRMÃOS DA SENDA!
Por que tendes deixado de mencionar o Bem-Amado e permanecido longe de Sua Santa Presença? A essência da beleza está dentro do pavilhão inigualável, estabelecida no trono da glória, enquanto vos ocupais em contendas vãs. Os doces aromas da santidade emanam e o sopro da bondade se move, mas vós todos estais penosamente aflitos e privados disto. Ai de vós e dos que trilham essas veredas e seguem em vossas pegadas!»
«Que seja visto agora o que vossos esforços no caminho do desprendimento revelarão.»
Bahá’u’lláh

«Só depois de todas as revoluções – e as haverá, pois a inteligência é impotente perante os hábitos, sobretudo os maus, dos poderosos – virá a revolução que vale e em que será guia o voluntário Pobre de Assis, santo só então para os homens de todas as religiões e para os que tenham a de as não terem: a revolução do despojamento, da disponibilidade e do ascender à poesia: pois somente como poeta, isto é, criador, na arte, na ciência, na técnica, na acção e na contemplação, será o homem verdadeiramente à imagem e semelhança do Divino: centelha em nós do pensamento eterno.»
«A única revolução é a de despojar-se cada um das propriedades que o limitam e acabarão por o destruir, propriedade de coisas, propriedade de gente, propriedade de si próprio.»
Agostinho da Silva


Há cerca de 800 anos, no mês de Setembro de 1219, em plena Cruzada, Francisco de Assis promove um "encontro de paz" com o Sultão do Egipto Malik al Khamil (pintura de Mariel Manoel, F.M.M.)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bahá’u’lláh. As Palavras Ocultas de Bahá’u’lláh. Rio de Janeiro: Assembleia Epiritual Nacional dos Bahá’is do Brasil, 3ª ed., 1985, pp. 138.
SILVA, Agostinho da. Virá a Revolução! (1981) in Textos e Ensaios Filosóficos II. Lisboa: Âncora Editora, 1999, pp. 388. ISBN 978-972-780-020-3

Sem comentários:

Enviar um comentário