sexta-feira, 1 de novembro de 2019

De Pila a Larnaca


«When the Turks conquered Cyprus in 1570 they occupied the church, as had done with all the churches possessed by the Latins, until 1589 when the church was given back to the Orthodox christians for 3000 coins. At the same time, the Roman-catholics were allowed to have religious services twice a year, on St.Lazarus’day and on Mary Magdalene’day, in the small chapel adjoining the sanctuary in the north aisle of the church.»
Sofronios G. MICHAELIDES

Pedro Cuiça © Igreja de São Lázaro (Larnaca, 1 de Novembro de 2019)

Pedro Cuiça © Igreja de São Lázaro (Larnaca, 1 de Novembro de 2019)


Pedro Cuiça © Igreja de São Lázaro (Larnaca, 1 de Novembro de 2019)

Fui de Pila até Larnaca em transporte público e regressei em estilo “eco-clássico”: a pé. Teria efectuado ambos os trajectos, de ida e volta, a caminhar não fosse a necessidade de gerir o tempo de modo a cumprir compromissos agendados para hoje. Caminhar é um exercício físico excelente mas relativamente lento, mesmo que se ande depressa, e por isso requer tempo, bastante tempo caso se pretenda palmilhar distâncias consideráveis ou atingir resultados físicos e psicológicos de monta.
Gostaria de visitar a igreja de São Lázaro, situada no centro histórico de Larnaca – a antiga Kition –, e foi o que fiz. Na verdade, tinha interesse em ir ver a cripta, sob essa igreja, onde dizem ter sido sepultado Lázaro, o personagem bíblico que foi ressuscitado por Jesus. E foi nesse contexto que aí fui e vi.
Lázaro, de Betânia, conhecido como “o amigo de Jesus”, após estar morto quatro dias, foi ressuscitado por este. Na verdade, Jesus tinha uma especial estima não só por Lázaro mas também pelas suas irmãs Marta e Maria. Consta que Lázaro, após o episódio da sua ressuscitação dos mortos, terá vindo viver para o Chipre, no ano 33 d.C., devido às perseguições de que era alvo na Judeia. Terá sido ordenado Bispo de Kition, pelos “ditos” apóstolos Paulo e Barnabé, tendo vivido cerca de 30 anos nessa importante cidade cipriota onde foi sepultado por volta do ano 63 d.C.. Os restos mortais do santo foram “descobertos”, pela primeira vez (?), em 890 A.D. (Anno Domini), mais de oito séculos depois da sua segunda morte, num sarcófago com a conveniente inscrição: «Lázaro, morto por quatro dias e amigo de Jesus». Muito haveria para dizer, designadamente sobre as "relíquias" de Lázaro que foram trasladadas de Larnaca para Constantinopla (no séc. IX) e de Constantinopla para Marselha (no séc. XIII), até se ter perdido o seu "rasto", ou sobre a "redescoberta" de parte das originais outra vez em Larnaca (?), mas fiquemos por aqui em dia de Festum Omnium Sanctorum.

Sem comentários:

Enviar um comentário