sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Webinar de Percursos e Pedestrianismo

 O webinar “Senderos y senderismo como motor de desarrollo económico y social – un análisis comparado en Andalucía, España y Europa” irá decorrer no próximo dia 19 de Janeiro, das 16 às 19 horas (CET). O propósito desta iniciativa é analisar a situação do património viário em Espanha, Andorra, França, Portugal e Suíça, desde múltiplas perspectivas e com especialistas provenientes de cada um dos países indicados. Nesse contexto, serão abordados e aprofundados diferentes aspectos da regulamentação destas infra-estruturas e seus uso, a sua valorização para o uso recreativo, turístico e desportivo, assim como o modo de comercialização da oferta nestes territórios. Também será dado um particular enfoque aos possíveis conflitos gerados no território pelo uso destas vias pedestres.

Esta iniciativa resulta do Projecto de Investigação PRY020/19, financiado pela Fundação CENTRA – Centro de Estudios Andaluces, denominado “Recuperación y puesta en valor de caminos rurales y senderos, fuentes de desarollo rural y lucha contra la despoblación en Andalucía”, e sobre o qual serão divulgados alguns resultados durante o webinar. Entre as questões colocadas por este projecto, destaca-se o esclarecimento de várias incógnitas sobre o carácter multifuncional do património viário no meio rural, designadamente como elemento de articulação de interesses entre novos e velhos actores sociais e económicos. Em primeiro lugar, questiona-se a possibilidade de a recuperação e a valorização do património viário constituir um factor de desenvolvimento rural, diversificação económica, coesão socioterritorial, fixação da população ao território, luta contra do despovoamento e sustentabilidade ambiental. Em segundo lugar, pretende-se comprovar se a progressiva desatenção e abandono do património viário é fruto de uma crise de governança dos recursos naturais e patrimoniais do meio rural. A participação no evento é gratuita, bastando fazer a inscrição em https://t.co/7VtBI8aZiG





Moderador: 

- David Moscoso, professor na UCO – Universidade de Córdova (Espanha)

Palestrantes:

- José María Nasarre Sarmiento, professor na UNIZAR  – Universidade de Saragoça (Espanha)

- Pedro Cuiça, Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal

- Eduard Gómez Bondía, Himalaia Experience (Andorra)

- Olívia Grimm, Schweizer Wanderwege – Suisse Rando e OFROU – Office Fédéral des Routes (Suíça)

- Julien Campos, Fédération Française de la Randonnée Pedestre (França)


PARAR para (depois) ANDAR

 

Madrid © Pedro Cuiça (2022)



Nem tudo o que parece é, e os últimos dois anos foram pródigos em demonstrar amplamente essa constatação, com especial destaque para a pandemia de Covid-19 e a, agora na ordem do dia, guerra na Ucrânia e concomitante crise económica. No que concerne o blogue Pedestris – Andar Encantado, tendo em conta as escassas publicações de 2020 a 2022, e ademais sempre a decrescer (24, 15 e 12 posts), poderá parecer que estará para acabar, mas isso também poderá não passar de uma mera ilusória impressão. Neste ano em que "Andanças e Encantamentos" comemora uma década de existência, o tempo o dirá…

O decréscimo muito significativo de publicações resulta, antes de mais, de uma necessidade de reflexão, introspecção e aprofundamento no que concerne aquilo que terei para dizer sobre caminhada, nas suas mais diversas facetas. Por vezes é preciso parar ou abrandar para depois voltar a andar renovado, motivado e inspirado para novas andanças e encantamentos.

De resto, tenho escrito bastante noutros “suportes” e andado regularmente “à porta de casa” ou em locais não muito distantes, mas também em espectaculares paisagens mais longínquas, com especial destaque para as caminhadas que empreendi, no último trimestre do passado ano, na envolvente de Helsingor (Dinamarca) e nos arredores de Banff, nas Montanhas Rochosas (Canadá). De resto, também, não parei propriamente as intervenções e as participações em eventos nacionais e internacionais, destacando nessa matéria a participação, no dia 10 de Dezembro de 2022, na gala do centenário da Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada (FEDME), que decorreu em Madrid no Comité Olímpico Espanhol, e a palestra que ministrei, no dia 12 de Dezembro, sobre o Dia Internacional da Montanha, numa iniciativa on-line do Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

O ano de 2023 trará certamente novos andamentos...



Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)


Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)


Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)