sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

PARAR para (depois) ANDAR

 

Madrid © Pedro Cuiça (2022)



Nem tudo o que parece é, e os últimos dois anos foram pródigos em demonstrar amplamente essa constatação, com especial destaque para a pandemia de Covid-19 e a, agora na ordem do dia, guerra na Ucrânia e concomitante crise económica. No que concerne o blogue Pedestris – Andar Encantado, tendo em conta as escassas publicações de 2020 a 2022, e ademais sempre a decrescer (24, 15 e 12 posts), poderá parecer que estará para acabar, mas isso também poderá não passar de uma mera ilusória impressão. Neste ano em que "Andanças e Encantamentos" comemora uma década de existência, o tempo o dirá…

O decréscimo muito significativo de publicações resulta, antes de mais, de uma necessidade de reflexão, introspecção e aprofundamento no que concerne aquilo que terei para dizer sobre caminhada, nas suas mais diversas facetas. Por vezes é preciso parar ou abrandar para depois voltar a andar renovado, motivado e inspirado para novas andanças e encantamentos.

De resto, tenho escrito bastante noutros “suportes” e andado regularmente “à porta de casa” ou em locais não muito distantes, mas também em espectaculares paisagens mais longínquas, com especial destaque para as caminhadas que empreendi, no último trimestre do passado ano, na envolvente de Helsingor (Dinamarca) e nos arredores de Banff, nas Montanhas Rochosas (Canadá). De resto, também, não parei propriamente as intervenções e as participações em eventos nacionais e internacionais, destacando nessa matéria a participação, no dia 10 de Dezembro de 2022, na gala do centenário da Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada (FEDME), que decorreu em Madrid no Comité Olímpico Espanhol, e a palestra que ministrei, no dia 12 de Dezembro, sobre o Dia Internacional da Montanha, numa iniciativa on-line do Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

O ano de 2023 trará certamente novos andamentos...



Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)


Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)


Helsingor (Dinamarca) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)

Banff (Canadá) © Pedro Cuiça (2022)


Sem comentários:

Enviar um comentário