domingo, 25 de outubro de 2015

Estão todos convidados

Antecipadamente grato pelo interesse e apoio, conto com a vossa presença na apresentação de PASSO A PASSO - Manual de Caminhada e TrekkingO evento irá decorrer na livraria Bertrand do Amoreiras Shopping Center, na próxima quinta-feira (dia 29 de Outubro), a partir das 18.30. A apresentação, organizada pel'A Esfera dos Livros com o apoio da Bertrand e da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, estará a cargo de Helena Geraldes, jornalista especializada em ambiente e natureza. 


domingo, 18 de outubro de 2015

...have the time


Outonal...

O GOSTO SOLITÁRIO DO ORVALHO

Outono:
velhos parecem até
os pássaros e as chuvas
Trevos roxos ondulam sem deixarem cair
uma só gota de orvalho

Cai uma castanha...
Calam-se de súbito os insectos
entre as ervas

Crepúsculo:
as ervas parecem seguir
os rebanhos que recolhem

Vento de Outono -
até as pedras do Monte Assama
voam

Ah este caminho
que já ninguém percorre
a não ser o crepúsculo
Admirável aquele
cuja vida é um contínuo
relâmpago
Na escuridão do mar
brancos
gritos de gaivotas
No outono nos separamos
como duas conchas
de amêijoa
Outono -
empoleirado num ramo seco
um corvo
(...)
Matsuo Bashô

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Andar Encantado


O Senhor que só sabe andar a pé encantado é uma entrevista publicada na Wilder – Rewilding your days, da autoria de Helena Geraldes, efectuada na sequência da recente publicação do livro Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking. Nesta entrevista fui indagado acerca do “porquê” e do “como” comecei a praticar aquilo que muitas vezes é designado “pedestrianismo”, “caminhada” ou, outras tantas vezes, “trekking”. Uma história que nunca antes foi contada e cujo interesse reside apenas na possibilidade de constituir um exemplo para todos aqueles, que como eu, pela simples leitura de um livro possam ser alvo de um encantamento (de uma ilusión) para a vida. Para mim, o acto de andar a pé sempre foi, e continua(rá) a ser cada vez mais, uma actividade de múltiplas possibilidades. Desde logo, um meio de transporte (o mais primitivo e natural), uma forma de (re)ligação à natureza (a si mesmo e ao meio envolvente), um regresso às origens, uma via de auto-realização e de aperfeiçoamento pessoal, entre tantos outros caminhos a palmilhar.
Para quem começou nestas lides através da leitura de Ao Encontro da Natureza é muitíssimo gratificante ser entrevistado pela Wilder, ademais tendo em conta a minha crescente tendência rewilding. Passo a Passo assume-se “sem ambiguidades, como um «manual» na sua significação etimológica de «dar a mão», ainda que seja para ensinar a andar a pé!” Mas este manual pretende claramente ir mais além, constituindo «uma motivação para caminhar», um catalisador de intensas e marcantes andanças e encantamentos.


sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Passo a Passo (II)

Já se encontra disponível nas livrarias...


Este é (...) um livro que, no seu conjunto, se assume, sem ambiguidades, como um «manual» na sua significação etimológica de «dar a mão», ainda que seja para ensinar a andar a pé! Mais que uma divulgação, intentamos que este trabalho constitua uma motivação para caminhar e que transmita alguns dos «segredos» da arte de (bem) andar.

[Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking. A Esfera dos Livros, 2015, p. 20]

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PASSO A PASSO

Tenho o grato prazer de anunciar que o meu novo livro Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking estará disponível, na próxima sexta-feira (dia 9 de Outubro), nas livrarias. Trata-se de uma obra, editada pel’A Esfera dos Livros, sobre a arte de andar a pé.



«Este trata-se de um trabalho assumidamente «três em um», tendo em conta que a estrutura adoptada comporta três partes bastante diferentes: (1) Enquadramento, (2) A Saber e (3) A Actividade. A primeira parte tem por objectivo retratar aquilo que se entende por pedestrianismo, designadamente no que concerne a semelhanças e diferenças face a disciplinas afins ou especialidades, revelando desta forma as mais variadas roupagens e motivações envolvidas nessas distintas práticas. Sem esgotar, de todo, o assunto em causa, este enquadramento assume uma vocação essencialmente teórica (e até filosófica) fundamental enquanto ancoragem de conceitos e preceitos associados à(s) actividade(s) pedestre(s).
A segunda parte aborda um conjunto de matérias e de conhecimentos nucleares na prática de pedestrianismo e cuja aprendizagem constitui precisamente a base dessa praxis. Esse processo de aprendizagem, necessariamente contínua, traduzir-se-á em competências específicas, na prática, e aperfeiçoar-se-á com a experiência acumulada, sobretudo no terreno, à medida que se realizem actividades.
A trilogia encerra com uma síntese, eminentemente utilitária e de fácil consulta, na qual se resumem truques e dicas do que fazer antes, durante e depois das actividades. Além disso, também é apresentado um conjunto de percursos, com características intencionalmente bastante diferentes, que possam servir como propostas de iniciação e de evolução numa prática de pedestrianismo que se deseja tão gradativa quanto gratificante e sustentável.»

[Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking; A Esfera dos Livros, 2015, p. 20]