domingo, 13 de agosto de 2023

CONFUSÕES (II)

 

Pedro Cuiça © Gruta de Benagil – Algarve (Agosto de 2023)



CONFUSÕES DE AR LIVRE, PROBLEMAS DE AR CONDICIONADO (II)

 

Mais uma tarde de(ste) Verão, como outras tantas, no Algarve. [Pelo que parece, a tolice da denominação 'Allgarve' já foi ultrapassada.] Meia dúzia de embarcações de dimensões consideráveis, com turistas a bordo, confluem na mesma área e 'spot'. Na "minha" embarcação (salvo seja) vamos 43 "ociosos", mais a tripulação. Caiaques com um ou, normalmente, dois "mamíferos" são largas dezenas, tal como pranchas de paddle, no mar, a perder de vista, para leste e oeste, até à curva das arribas limítrofes. Na gruta de Benagil, em terra, a componente humana também está "em peso", sob a forma de algumas dezenas de pessoas, respectivos caiaques e pranchas de vários "operadores turísticos", numerosas mariolas (amontoados de pedras) e sinalética a advertir para o perigo de derrocadas! É sempre bom avisar não vá o diabo tecê-las, ademais quando a força da gravidade está omnipresente e não tira umas "merecidas férias de Verão"! Ninguém está de capacete e, de facto, talvez nem seja necessário caso ocorra não uma simples queda de pedra(s) mas uma derrocada, "à séria", de uma porção da parede ou do tecto da cavidade. É tudo uma questão probabilística ou de tempo, como queiram, e quando alguma "desgraça" acontecer as autoridades irão salientar que advertiram para o perigo e outros ‘players’ ir-se-ão mostrar muito surpreendidos. Afinal, todos os dias o local é visitado por centenas ou até milhares de pessoas e nunca nada aconteceu!

Entretanto, muitos turistas estão francamente animados (não fosse este ramo de negócio a 'animação turística', na especialidade marítimo turística) e é mesmo para isso (ou supostamente) que aí estão! Saliente-se que também nos cruzamos com alguns outros, invariavelmente nos caiaques e nos paddles, com um certo ar de circunspecção ou até de preocupação, mas nada que não seja certamente ultrapassável. Afinal, não estão em busca de "aventura" e "actividade"?

No trajecto até à gruta de Benagil também tive oportunidade de visualizar bastantes caminheiros no passadiço que foi instalado no topo das arribas a oriente da praia do Carvoeiro. Pude constatar, de forma inequívoca, que a praxis, a forma de fazer, do turismo algarvio sofreu alterações significativas, sobretudo nas últimas décadas. De resto, o paradigma extractivista da "galinha dos ovos de ouro" e do "ordenhamento" dos recursos do território, continua inalterado. O turismo de massas (leia-se "de praia”) persiste, ao que tudo parece, de boa saúde (?), e o turismo dito "alternativo" tornou-se num novo turismo de massas, independentemente da nomenclatura e das roupagens com que o queiram embrulhar e vender: turismo de natureza, turismo verde, turismo ecológico, ecoturismo, turismo activo, turismo de aventura, etc..


Pedro Cuiça © Carvoeiro– Algarve (Agosto de 2023)



Sem comentários:

Enviar um comentário