sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ser de novo

O nosso caminho tem início no Mundo dos Homens, passa por não sei quantos mundos dos deuses, termina fora de todos os mundos, de homens e de deuses. Mas a iniciação é interactiva. Não por uma vez me terem iniciado, percorro todo o caminho. O Caminho tem muitas estações e iniciado tenho de ser de novo, ao passar de uma para outra. E cada início é diferente do outro. Talvez não haja graduação. Metamorfose, somente; metamorfose de mim e do mundo. (...) Na medida em que, atrás de cada porta do mundo, deixo uma das vestimentas do «mim mesmo». Não há graduação para o «eu» que sob «mim» se oculta. (...) De mundo em mundo, as portas vão-se estreitando; e tão estreita é a última, que, por ela, só «eu» posso passar sem «mim»; «eu» a transponho, deixando-«me» para trás. Quem se quer aventurar a semelhante aventura?
Eudoro de Sousa (Mitologia, 1980)

Sem comentários:

Enviar um comentário