PC © Estónia (2007) |
Na próxima sexta-feira (dia 7 de Outubro) terei o grato prazer de apresentar a palestra Caminhada, Bem-estar e Conexão à Natureza, na Câmara Municipal de Lagos, no âmbito do lançamento da iniciativa Saúde em Movimento. O evento, de entrada livre, começa às 10:00 a.m. e realiza-se no Auditório do edifício Paços do Concelho Século XXI.
A conexão dos seres humanos com a natureza tornou-se uma matéria de crescente interesse no âmbito da investigação científica, designadamente no que concerne a saúde e o bem-estar. De acordo com a Hipótese da Biofilia, os seres humanos foram moldados cognitiva e emocionalmente, no decurso da sua evolução, para uma predisposição inata à conexão com a natureza. O processo evolutivo dos hominídeos transformou-os em caminhantes, adaptados a percorrer extensas distâncias a pé.
O benefícios para a saúde, decorrentes da
prática de caminhada, estão amplamente descritos, revelando que os praticantes
desse exercício físico apresentam um menor risco de contraírem doenças
crónicas, como a diabetes (tipo 2), hipertensão, doenças coronárias, dores
lombares, miopia, défice de atenção, ansiedade, depressão, etc.. Salienta-se
igualmente a importância da caminhada desde as crianças e jovens aos idosos,
mormente no que concerne a mitigação de situações de sarcopenia, de fragilidade
e quedas associadas.
A caminhada em meio florestal ou, na expressão de Wohlleben (2019), onde se «crie a ilusão de floresta», merece um particular destaque no que concerne a conexão à natureza e os inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos praticantes. O contacto com a natureza pode não ser, todavia, suficiente per se, exigindo o envolvimento psicológico, intencional, com vista a uma mais efetiva conexão ao mundo natural. Conexão que não pode estar alheada do corpo, mais precisamente do corpo-mente enquanto entidade inseparável e indivisível. Estas e outras temáticas serão abordadas na palestra Caminhada, Bem-estar e Conexão à Natureza e constituirão o ponto de partida para a troca de pontos de vista e de experiências entre o palestrante e os participantes.