quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Yá'át'ééh... (III)

Não fossem os compromissos profissionais e não teria parado!... O Arizona é uma terra fantástica para andar: paisagens grandiosas, horizontes vastíssimos e pessoas encantadoras. Gostaria de lá voltar para verdadeiras andanças de vários dias e respectivas noites sob as estrelas. De resto, não deixei de dar o meu “pezinho de dança", designadamente nas florestas dos arredores de Flagstaff, nas terras áridas da Navajo Nation ou no Bright Angel Trail (Grand Canyon)... 



PC©

Yá'át'ééh... (II)

"Ainsi, plutôt que de tendre les mains au ciel pour implorer la grâce des divinités célestes, l'Indien d'Amérique préfere marcher pieds nus sur la Terre. (...) La terre était douce sous la peau et ils aimaient à ôter leurs mocassins et à marcher pieds nus sur la terre sacrée."
Frédéric GROS: Marcher, une philosophie (2009: 146-147)

Allen Bahe - pintor Navajo (Arizona - USA)

Yá'át'ééh...

Allen Bahe - pintor Navajo (Arizona - USA)

"Dizemos que os rostos das gerações vindouras estão a olhar-nos de debaixo da terra. Portanto, quando pousares os pés no chão, pousa-os muito cuidadosamente - porque são gerações a suceder-se uma após a outra. Se pensares nestes termos, então caminharás muito mais cuidadosamente, serás mais respeitador desta terra."
Lyons in JAMIENSON et al.: Manual de Filosofia do Ambiente (2005: 23)

Allen Bahe - pintor Navajo (Arizona - USA)

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

...em Atenção Plena


8 de Novembro – 15-18h – Monsanto

"O Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética, tem a alegria de anunciar a primeira de uma nova série de actividades, as Caminhadas em Atenção Plena, que visam reconectar-nos com a natureza e com a experiência da energia vital e sagrada que a impregna.

Será no dia 8 de Novembro, com encontro pelas 15 horas no parque de estacionamento do Espaço Monsanto, e terá a duração aproximada de 3 horas. É um percurso muito acessível a todos, durante o qual caminharemos em atenção plena, por vezes em silêncio, alternando com períodos de meditação sentada na floresta, sempre numa total abertura da consciência e dos sentidos no contacto com a terra, as árvores, as pedras, os animais e toda a natureza envolvente.

A floresta de Monsanto, um lugar sagrado desde a Antiguidade, é um espaço ideal para redescobrirmos que somos inseparáveis do mundo natural e dos seres que o habitam."

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Nemophilist

To be or not to be...

domingo, 5 de outubro de 2014

ECO-psychology

"British and American scientists have published new research showing that group nature walks help us combat stress while boosting mental well-being. Researchers from the University of Michigan and Edge Hill University in England evaluated 1,991 participants in England’s Walking for Health program, which hosts nearly 3,000 walks per week for more than 70,000 regular participants. They found that the nature walks were associated with significantly less depression in addition to mitigating the negative effects of stressful life events and perceived stress. The findings were published in the September issue of Ecopsychology."

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ande pela sua saúde e...


Os benefícios da caminhada no que concerne à saúde dos praticantes são cada vez mais conhecidos, tendo essa temática já sido abordada sumariamente num anterior post publicado aqui no PedestrisAnde pela sua Saúde. A promoção da caminhada por razões de saúde é alvo de diversas e interessantíssimas estratégias e iniciativas levadas a cabo noutras "paragens" com forte tradição e implementação do pedestrianismo, designadamente na Alemanha, na Inglaterra ou na França. Nesse âmbito, merecem um especial destaque os programas Lets’s go – jeder Schritt hältfit, promovido pela Deutsches Wanderabzeichen, o Walking for Health, da Ramblers Association, ou a Rando Santé, da Fédération Française de la Randonnée Pedestre (FFRP).
A ligação da saúde ao ambiente (e vice-versa) é que se revela, curiosamente, algo pouco ou nada explorado além fronteiras sendo, nesse contexto, o projecto desenvolvido no nosso país, pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), inovador em diversos aspectos, desde logo por se revelar uma abordagem holística mas também por apostar na autonomia e livre recreação dos praticantes. Andar pela sua saúde e pela saúde do planeta revela-se um passo "muito há frente"...