quinta-feira, 3 de março de 2016

Incidentes e...



A propósito dos incidentes que se têm verificado nos últimos tempos no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural da Serra da Estrela muito se tem dito nos media e nas redes sociais, e algo teríamos a dizer mas tal irá ficar para uma outra ocasião!... Opinar é fácil, e ademais criticar negativamente, sobretudo quando tal se processa no conforto do sofá e/ou sob displicentes atitudes, mormente quando existe alguém que faça de vítima!! Nem é preciso conhecer as especificidades do meio montanhoso, estar ao corrente do que realmente se terá passado ou inteirar-se das versões dos diversos intervenientes, entre outros dados importantes na formulação de um ajustado discernimento dos factos!!! Mais grave do que opinar de forma deficiente será decidir de modo equivocado, com consequências difíceis de avaliar.
Os incidentes, tal como os acidentes, ocorrem, com maior ou menor frequência, ano após ano, e, após o tradicional desfile de doutos alvitres e canhestras notícias, voltamos ao mesmo... E o fenómeno, infortunadamente, não se circunscreve, de todo, a esses dois maciços portugueses, os incidentes e acidentes repetem-se noutras geografias nacionais, tal como no estrangeiro.
A montante de precipitadas opiniões e/ou decisões talvez fosse sensato apostar na prevenção de incidentes e acidentes em actividades de montanha, designadamente através de uma adequada formação dos praticantes, entre outras iniciativas tendentes a uma prática esclarecida e responsável.



Sem comentários:

Enviar um comentário