quinta-feira, 6 de junho de 2019

Treino Desportivo

Técnicas de intervenção pedagógica para Treinadores de Desportos de Montanha – Grau I: feedback e questionamento num estádio de iniciação

Os feedbacks intrínsecos e extrínsecos são essenciais nos processos de aprendizagens motoras, i.e. de aquisição de habilidades mais ou menos complexas e intencionais, envolvendo um conjunto de mecanismos sensoriais. O feedback constitui uma das principais componentes do processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente por se tratar de uma variável que pode e deve ser manipulada pelos treinadores.
O feedback intrínseco (ou inerente) é aquele que o praticante apreende através do seu sistema sensorial (visão, audição, cinestesia, etc.), durante ou após o movimento, permitindo a detecção de certos aspectos do desempenho de uma determinada habilidade ou conjunto de habilidades. O feedback extrínseco (ou aumentado) corresponde à informação que o praticante recebe de uma fonte externa – normalmente da parte de um treinador – relativa a aspectos relevantes da execução de uma determinada habilidade ou conjunto de habilidades. Este tipo de feedback irá, portanto, e desde logo, salientar a diferença entre o padrão do movimento executado e o padrão considerado ideal. Neste contexto, o feedback extrínseco distingue-se do intrínseco por possibilitar a monitorização, avaliação e manipulação de variáveis durante o processo de treino.
O feedback intrínseco é inerente e indissociável dos processos de treino mas deve ser (re)orientado e/ou robustecido (aumentado) pelo feedback extrínseco, nomeadamente por este comportar um destacado papel motivador e de melhoria da execução de habilidades motoras. O contributo externo é insubstituível na identificação e correcção de erros. Saliente-se também que o feedback extrínseco possibilita um mais assertivo, ajustado e, por isso, adequado conhecimento dos resultados e dos desempenhos.

DR © Serra da Estrela (2017)

Feedback pedagógico e questionamento
De entre os comportamentos que estão relacionados com a eficácia da actuação dos treinadores salienta-se a utilização, mais ou menos frequente, do feedback, tendo como principais objectivos a correcção e a motivação dos praticantes (Côté & Sedgwick, 2003 in RODRIGUES & SEQUEIRA, 2017: 174). O feedback extrínseco constitui uma das principais componentes do processo de ensino-aprendizagem, designadamente porque possibilita a correcção, por parte do treinador, de aspectos relevantes da execução de determinado exercício. Essa técnica de intervenção pedagógica permite não só identificar aquilo que está a ser executado de forma errada ou menos bem, mas também salientar aquilo que melhorou ou, inclusivamente, a excelência do desempenho, com notórios efeitos positivos a nível motivacional. Allen e Howe (1998) referem que a satisfação dos praticantes com o seu treinador está relacionada com uma maior frequência de feedbacks positivos por parte deste (RODRIGUES & SEQUEIRA, 2017: 174); no entanto, essa “metodologia” deve ser ponderada tendo em conta que se as “mensagens” não forem ancoradas em resultados realmente positivos os atletas ir-se-ão aperceber da falsidade das mesmas e o processo de treino será desacreditado.
A eficácia do feedback extrínseco está dependente da capacidade do treinador diagnosticar erros e prescrever soluções (ROSADO, 2017: 4). Se o feedback extrínseco não está a obter resultados satisfatórios talvez seja porque o treinador não esteja a identificar correctamente os erros e/ou a transmitir adequadamente as supostas soluções. O treinador, nestas circunstâncias, deverá recorrer ao questionamento do praticante para indagar sobre o que este pensa ser(em) o(s) entrave(s) à melhoria do desempenho; ademais caso já tenha aplicado intervenções pedagógicas, consideradas necessárias e suficientes, ao nível da informação, da demonstração e, claro está, do feedback extrínseco. Saliente-se, contudo, que este tipo de questionamento mais não será, afinal, do que apelar ao feedback intrínseco do praticante para, deste modo, o treinador tentar diagnosticar adequadamente o porquê dos erros e quais as eventuais soluções a aplicar. Neste contexto, o feedback extrínseco, com o intuito de melhorar o desempenho do atleta, pode evidenciar não só cariz negativo e/ou positivo, como também assumir diferentes matizes: feedback descritivo, prescritivo, avaliativo ou, até (como realçámos), interrogativo. A maior utilização do feedback descritivo, prescritivo e avaliativo numa sessão de treino, em detrimento do interrogativo, denotará a maior importância que geralmente os treinadores atribuem ao seu papel na detecção e correcção de erros cometidos pelos praticantes, em detrimento do feedback intrínseco da parte destes. No entanto, uma verdadeira retroacção treinador-praticante não deverá ignorar os sentimentos do praticante mas sim integrar esse “sentir” no processo de treino, ademais no contexto do treino desportivo numa fase de iniciação de jovens praticantes.
Quando abordamos as quatro técnicas de intervenção pedagógica dos treinadores – informação, demonstração, feedback e questionamento – facilmente constatamos que estas não são estanques e que existem notórias sobreposições, por vezes difíceis de destrinçar, entre elas. O feedback verbal pode assumir a faceta de informação; uma demonstração pode adoptar características de feedback visual ou, caso envolva contacto e/ou manipulação corporal, de feedback sinestésico; já uma informação oral acompanhada de uma demonstração poderá ser considerada um feedback audiovisual; e, como já referimos, um questionamento pode ser entendido como uma forma de feedback interrogativo. Neste contexto, torna-se de certo modo difícil elencar as (grandes) diferenças entre a utilização do questionamento e do feedback pedagógico na correcção de jovens atletas. Pese embora essa dificuldade, pensamos ser importante diferenciar, na medida do possível, as quatro técnicas de intervenção pedagógica dos treinadores, nomeadamente no que concerne o feedback e o questionamento, com vista à optimização do processo de treino.
O questionamento a que fizemos alusão e que poderá, de certo modo, considerar-se como uma forma de feedback interrogativo, envolve em regra perguntas de análise, síntese e/ou avaliação de desempenho de determinado exercício/tarefa. Já o questionamento que envolve perguntas para testar conhecimentos, a compreensão ou a transferência para novas situações será aquele que se poderá considerar questionamento stricto sensu. Esta forma de questionamento pode desempenhar uma importante função pedagógica no final de uma unidade de treino, como forma de fazer um balanço do que foi feito e também de auscultar o grau de satisfação dos praticantes (COELHO, 2016: 16). Note-se que as questões de análise, síntese e/ou avaliação também podem e devem ser colocadas no final de uma unidade de treino, todavia parece-nos que aqui residirá uma das grandes diferenças entre a utilização do feedback pedagógico e do questionamento s.s. na correcção de jovens atletas: o primeiro será utilizado, em regra, no decurso de uma unidade de treino e o segundo no final da mesma. O feedback mais como acção directa correctiva, o questionamento como balanço ou apelo à reflexão do praticante e, portanto, como correcção de certo modo indirecta. Essa forma de recorrer ao feedback e ao questionamento não impede nem desaconselha, contudo, a sua alternância durante a realização de uma sessão/unidade de treino. Coelho (2016: 18) salienta, aliás, a importância de alternar a informação de retorno (feedback pedagógico) com o questionamento, designadamente por facilitar a compreensão da tarefa e promover a comunicação entre o treinador e o praticante. Destaque-se também a importância do questionamento como forma abrangente de resolução de problemas e/ou tomada de decisões (RESENDE et al., 2017: 44).
Será igualmente de assinalar, no tocante às diferenças entre feedback e questionamento, que o uso do primeiro será mais adequado numa fase de iniciação a uma modalidade – correspondente a estádios de incompetência inconsciente e, posteriormente, consciente – e que o questionamento se tornará mais pertinente à medida que os praticantes evoluem para níveis de aperfeiçoamento ou avançados – caracterizados por competência  consciente e, seguidamente, inconsciente, mormente no âmbito dos Desportos de Montanha (AYORA, 2008: 130-131). Só depois dos praticantes tomarem consciência da sua incompetência poderão avançar satisfatoriamente no processo de aprendizagem (SEGURA, 2017: 61) e para que essa evolução se possa concretizar é fundamental fazer um uso adequado, i.e. gradativo, do feedback pedagógico e do questionamento.

DR © Penedo da Amizade - Sintra (2017)

Técnicas de intervenção pedagógica: exemplo do rapel
Abordemos, a título de exemplo, a tarefa/exercício de descida em rapel, efectuada no âmbito das modalidades de alpinismo, montanhismo e escalada, de acordo com o modelo do movimento OBSERVAÇÃO-DECISÃO-EMISSÃO DO FEEDBACK.
A OBSERVAÇÃO da execução de uma descida em rapel deverá centrar-se, numa primeira fase, apenas num conjunto limitado de princípios basilares do posicionamento corporal, tendo em conta que esta tarefa/exercício comporta inúmeros aspectos técnicos a ter em consideração e, por uma razão de gestão da quantidade de informação passada nas mensagens, é fundamental compartimentar os gestos técnicos de modo a incidir sequencialmente no seu enfoque. Neste contexto, começamos por identificar as diferenças entre a prestação real (a execução) e o padrão de posicionamento/desempenho considerado ideal, incidindo a nossa atenção num conjunto de erros tipificados que ocorrem com frequência e que é fundamental corrigir, desde logo, no processo de treino dessa tarefa/exercício, sob pena de determinados “vícios posturais” adquirirem um carácter “inato” e, portanto, (mais) difícil de corrigir. Comecemos, pois, por dar atenção a três aspectos basilares daquilo que se considera o padrão ideal: (1) tronco verticalizado; (2) pernas ligeiramente flectidas, fazendo um ângulo de cerca de 45º com a vertical e pés afastados à largura dos ombros ou um pouco superior a esta; (3) a mão que controla a descida posicionada lateralmente ao nível da anca e a outra mão, que mantém o equilíbrio corporal, colocada (na corda tencionada) ao nível do plexo solar ou ligeiramente superior a este (CUIÇA, 2010: 162)
Nesta primeira fase, a interpretação da observação, perante a constatação da ocorrência de desvios ao padrão ideal, deve dar origem invariavelmente à tomada da DECISÃO de reagir, tendo em conta que é fundamental identificar e corrigir as posturas de base, referidas acima, desde logo e as vezes que for necessário até atingir os resultados pretendidos; i.e., uma correcção, rumo à excelência (ou transcendência?), da execução que traduza uma adequada competência consciente ou, posteriormente, uma competência inconsciente. No início de qualquer processo de aprendizagem de uma tarefa/exercício com as características do rapel, os praticantes estão numa fase de ignorância inconsciente (são inconscientemente incompetentes), sendo necessário identificar e transmitir as incorrecções existentes de modo a que estes possam passar a uma fase de incompetência consciente. Só depois dos praticantes tomarem consciência da sua incompetência poderão avançar satisfatoriamente no processo de aprendizagem e para que essa evolução se possa concretizar é fundamental fazer um uso adequado do FEEDBACK PEDAGÓGICO.
A questão que se coloca ao treinador será qual a melhor forma de administrar o feedback pedagógico no que concerne à aprendizagem do rapel? Nesse contexto, é necessário dar muita atenção à qualidade do feedback com vista a optimização do melhoramento da prestação motora do(s) praticante(s), sendo fundamental partir do simples (e só depois para o mais complexo), do fácil (para o difícil) e sempre através de mensagens curtas e concretas. De entre os factores que influenciam a capacidade de fornecer um bom feedback destacamos, na tarefa/exercício que estamos a analisar, a importância de manter uma concentração constante e o enfoque permanente no tipo de resposta motora esperada por parte do atleta durante todo o processo de treino. Se necessário for, poderemos trabalhar os três “aspectos basilares”, apontados acima, focando-nos apenas num de cada vez e, só depois, abordá-los em simultâneo. Sem nunca esquecer, contudo, que é fundamental dar um feedback (correctivo) sempre que se verifique um erro notório em qualquer um dos aspectos, mormente se esse “lapso” colocar o praticante em risco. Para atingir bons resultados é necessário, regra geral, dar uma importância especial ao reforço, sem esquecer a motivação. O reforço conduz o praticante à repetição do mesmo movimento (gesto técnico) inúmeras vezes, com vista ao aperfeiçoamento da sua execução. A motivação permite a manutenção ou até o incremento do interesse e do esforço por parte do praticante.
Subentende-se que antes do feedback, se procedeu à informação e à demonstração de como executar o exercício/tarefa antes de o praticante empreender essa execução. O feedback, o reforço e a motivação decorrem da execução por parte do praticante, das repetições da execução em causa e da motivação com vista à sua melhoria.
Só depois de dominados os três “aspectos basilares” se estará em condições de evoluir no processo de treino, dando atenção não só a outros aspectos/abordagens posturais, como também a outras variáveis, designadamente o perfeito domínio da técnica gestual, a velocidade de execução ou a excelência da operacionalização dos equipamentos utilizados, designadamente o descensor utilizado na manobra (tarefa/exercício). Neste contexto, será de assinalar o facto de nesta abordagem nos termos focado apenas num exemplo do treino da técnica gestual da descida em rapel e deliberadamente termos ignorado a adequada utilização dos Equipamentos de Protecção Individual (EPI) e/ou da técnica inerente à correcta montagem de um rapel e da sua operacionalização que, per si, também são alvo de processos de treino específicos.

Pedro Cuiça

DR © Serra de Candeeiros (2017)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AYORA, Alberto. Gestión del Riesgo en montaña y en actividades al aire libre.  Madrid: Editorial Desnivel, 2008, pp. 256. ISBN 978-84-9829-142-1
COELHO, Olímpio. Didática do Desporto. Lisboa: Instituto do Desporto de Portugal, 2016, pp. 28. Disponível em http://www.idesporto.pt/ficheiros/file/Manuais/GrauI/GrauI-01_Didatica.pdf. [Consult. 04/06/2019]
CUIÇA, Pedro: Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I; Lisboa: Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Campo Base, 2010, pp. 224. ISBN 978-989-96647-1-5
SEGURA, José Ignacio. Seguridad en Montaña – Los peligros ocultos. Madrid: Editorial Desnivel, 2017, pp. 318. ISBN 978-84-9829-392-0
RESENDE, Rui et al.. Exercício profissional do treinador desportivo: Do conhecimento a uma competência eficaz. Journal of Sport Pedagogy and Research, 2017, 3(1), pp. 42-58.
RODRIGUES, José & SEQUEIRA, Pedro. Contributos para a Formação de Treinadores de Sucesso. Lisboa: Visão e Contextos – Edições e Representações, 2017, pp. 254. ISBN 978-989-99399-9-8
ROSADO, António. Lidar com o Erro em Treino Desportivo. Lisboa: Comité Olímpico de Portugal/Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo, 2017, pp. 17. Disponível em

Sem comentários:

Enviar um comentário