quarta-feira, 12 de junho de 2019

Pico Natur...


Pedro Cuiça © Montanha do Pico (8/06/2019)

O lançamento do programa Pico Naturthoughts, que decorreu de 7 a 10 de Junho, foi um sucesso em toda a linha. No primeiro dia os participantes desfrutaram os intensos contrastes cromáticos da aparatosa Paisagem Protegida da Cultura da Vinha, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, num agradável passeio de final de tarde.  A forte negritude das rochas, os cambiantes de verde dos vinhedos, e sobretudo das endémicas urzes (Erica azorica), e as diferentes tonalidades do azul do mar e do céu não deixaram ninguém indiferente. O trajecto empreendido trata-se de uma variante original, com a chancela Naturthoughts, do PR5PIC – Vinhas da Criação Velha que foi distinguido, em 2010, pela BootsnAll como sendo um dos trilhos mais singulares do mundo. O extenso reticulado de muros de pedra solta, os maroiços geralmente atribuídos à despedrega dos solos e que alguns remontam a ancestral povoamento da ilha (anterior à chegada dos portugueses), o Moinho do Frade, as azenhas ou os poços de maré contribuem indubitavelmente para a excelência desta opção pedestre.
No segundo dia decorreu a magnífica e exigente subida à montanha do Pico, premiada por um tempo de feição que presenteou os participantes com amplas panorâmicas sobre o oceano circundante. A espetacularidade dos vastos horizontes, a 360 graus, que o cume do Piquinho proporciona àqueles que atingem a maior altitude de Portugal (2351 m), em dias de boa visibilidade (como foi o caso), traduz-se no avistamento de todas as ilhas do Grupo Central: Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira. Mas a excepcionalidade da experiência também se encontra na beleza intrínseca da montanha, desde logo nas diferentes perspectivas das vertentes, da cratera e do Piquinho, na dinâmica das nuvens e dos ventos, nas peculiaridades das escoadas lávicas e das rochas piroclásticas, tal como no coberto vegetal –  de que destacamos o pontilhado vermelho do endémico Queiró (Daboecia azorica) ou a verde subtileza do Tomilho Selvagem (Thymus caespititius, sem olvidar o canto reiterado dos melros de altitude (Turdus merula azorensis). E, claro está, também não será possível ignorar a marcante componente humana inerente à subida e à descida da montanha, designadamente os laços de companheirismo e de amizade moldados por essa experiência “para a vida”.
O percurso pedestre do terceiro dia retorna à contrastada paleta de cores do litoral picaroto e da cultura da vinha mas, desta feita, no lado setentrional da ilha. O trajecto, que faz parte do PR1PIC – Caminhos de Santa Luzia, trata-se também de uma proposta Naturthoughts que começa por seguir ao longo da costa, entre as povoações de Cachorro e Lajido, para depois rumar ao interior da Ilha Montanha por ancestrais caminhos de grande beleza. No trajecto até Santa Luzia destaca-se o velho carreteiro sulcado pelas designadas “relheiras”: rastos na rocha lávica dos rodados das carroças que faziam o transporte de produtos da videira. O percurso, depois de ultrapassada a povoação, adentra-se num exemplo daquilo que era o coberto vegetal original da ilha: a Laurissilva ou Floresta Sempre Verde. Esta floresta húmida subtropical, típica das ilhas da Macaronésia, surge representada, neste troço circular do percurso, predominantemente por Urze (Erica azorica), Pitósporo (Pittosporum undulatum) e Pau-branco (Picconia azorica), entre outras árvores e espécies de porte arbóreo. Rumo ao interior – a sul – o elemento que se destaca na paisagem é invariavelmente a montanha do Pico, no regresso à costa – a norte – salienta-se o oceano e a ilha de São Jorge.
Este que é essencialmente um programa de Desporto de Natureza, assente na prática de pedestrianismo e de montanhismo, envolve igualmente uma importante componente de interpretação e vivência do diversificado património picaroto: geologia, flora e fauna, história, tradições e costumes, entre outras interessantes facetas da Ilha Montanha; sem esquecer retemperadores momentos de lazer, com particular destaque para a gastronomia. E isto tudo enquadrado por guias com formação académica na área das Ciências do Ambiente, da Terra e da Vida, e detentores de Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) em Montanhismo e em Pedestrianismo. A segunda edição do programa Pico Naturthoughts já está na calha e as datas serão anunciadas em breve.


Pedro Cuiça © Percurso da Criação Velha (7/06/2019)


Pedro Cuiça © Montanha do Pico (8/06/2019)


Pedro Cuiça © Montanha do Pico (8/06/2019)


Pedro Cuiça © Montanha do Pico (8/06/2019)


Pedro Cuiça © Percurso de Santa Luzia (9/06/2019)


Pedro Cuiça © Percurso de Santa Luzia (9/06/2019)

Pedro Cuiça © Percurso de Santa Luzia (9/06/2019)

Pedro Cuiça © Percurso de Santa Luzia (9/06/2019)



Sem comentários:

Enviar um comentário