quinta-feira, 6 de junho de 2019

Aqui vamos...


Here we go again!
«Para encontrar a minha imagem na verónica que o instante, como um toureiro, colhe.»
Júlio Pomar in Da Cegueira dos Pintores (1986: 24)

Pedro Cuiça © A Ilha Montanha (Pico, Jan. 2016)

Enquanto viajava, assaltou-me uma ideia: à força de rondar pelos caminhos do espaço, de saber, Aqui, que Acolá me esperava, se bem que ainda me encontrasse distante, decidi, à minha maneira, aventurar-me pelos caminhos do tempo. Acabar com o fosso que existe entre o vaticínio categórico do calculador de eclipses e o diagnóstico já mais titubeante do médico, arriscar-me, com a máxima precaução, a escorar uma mediante a outra, a premonição e a conjectura, traçar, nesse continente que ainda não atingimos, a carta dos oceanos e a das terras já imersas… É esta tentativa que me põe exausto.
[YOURCENAR, 2009: 129]

…mas que, simultanea- e paradoxalmente, me proporciona a atitude, a motivação, para prosseguir  (pró seguir?) o entusiasmo de regressar às paisagens selvagens de altitude. 

«Um fraco desejo de regressar lá ao alto surge um dia em nós. Assim recomeça o encantamento.» [Bonatti, 1962 in CUIÇA, 2010: 27] 


Pedro Silva © Pico (2017)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CUIÇA, Pedro. Guia de Montanha – Manual Técnico de Montanhismo I. Lisboa: Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Campo Base, 2010, pp. 224. ISBN 978-989-96647-1-5
POMAR, Júlio. Da Cegueira dos Pintores (1986: 24). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1986, pp. 132.
YOURCENAR, Marguerite (1968). A Obra ao Negro. Alfragide: Publicações Dom Quixote, 2009, 9ª edição, pp. 350. ISBN 978-972-20-3760-0


Sem comentários:

Enviar um comentário