segunda-feira, 8 de abril de 2019

Gestão Ambiental


Pedro Cuiça © Passadiços do Paiva (Arouca, 2018)

O Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) vai realizar, no dia 16 de Maio, mais uma edição das Palestras da Montanha, desta feita sob o tema Gestão Ambiental (d)e Percursos Pedestres. Esta acção de formação contínua é validada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), atribuindo por isso Unidades de Crédito para a revalidação de Títulos Profissionais de Treinador de Desporto em Pedestrianismo, nos seus vários graus: I, II e III.
A prática de Pedestrianismo – tal como o desenho, a implementação e a utilização de Percursos Pedestres, mormente Pequenas Rotasâ (PRâ) e Grandes Rotasâ (GRâ) – não deve estar alheada de questões essenciais no âmbito da gestão ambiental. O desempenho adequado das funções de Treinador de Pedestrianismo deve necessariamente integrar estratégias e metodologias de gestão ambiental, sob diversas formas e abordagens, sendo esse o enfoque desta edição das Palestras da Montanha.
De entre os objectivos específicos desta palestra destacam-se o conhecimento (1) de conceitos basilares no âmbito da gestão ambiental, (2) das características e especificidades de diversas tipologias de Percursos Pedestres, (3) das estratégias de sensibilização e educação ambiental, (4) do enquadramento legal basilar sobre Ordenamento do Território com implicações no âmbito dos Percursos Pedestres, (5) das diferentes tipologias de intervenções nos Percursos Pedestres, no domínio das infraestruturas, e suas implicações no âmbito da conservação da natureza e, por último, (6) das especificidades da pegada ecológica e matrizes de impactes ambientais da prática de Pedestrianismo.

Pedro Cuiça © Grande Rota e Caminho de Santiago (Barcelinhos, 2016)

---------
A palestra foi acolhida com muitíssimo interesse por parte dos participantes, tendo sido levantadas diversas questões e estabelecidos pequenos "debates". A dinâmica que se verificou fez com que os trabalhos se prolongassem bastante para além da hora prevista, mas tal revelou-se muitíssimo gratificante tendo em conta a profundidade e a qualidade das abordagens, designadamente por parte de Técnicos de Percursos Pedestres e de técnicos do ICNF que estiveram presentes no evento.

Rúben jordão © Sala de Formação na sede da FCMP (16/Mai. 2019) 

Sem comentários:

Enviar um comentário