terça-feira, 9 de abril de 2019

Cursos de Treinadores



O Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) vai realizar, em 2019, mais uma edição (a quarta) do Curso de Treinador de Pedestrianismo – Grau I e do Curso de Treinador de Montanha – Grau I. Estas acções de formação possuem uma componente geral (comum e idêntica a ambos os cursos), uma componente específica (diferente para cada um dos cursos) e um processo de estágio (desenhado por cada estagiário em conjugação com o tutor e o coordenador de estágio).
A componente geral, que decorre na totalidade em regime e-learning, exceptuando o teste teórico final presencial, corresponde a uma carga horária de 41 horas. A componente específica realiza-se em regime b-learning, ocorrendo as aulas teóricas on-line e as aulas/avaliações teórico-práticas presencialmente. A componente específica do Curso de Treinadores de Pedestrianismo tem uma carga horária de 45 horas, no total, e envolve um fim-de-semana de aulas e avaliações teórico-práticas na Serra de Candeeiros e sua envolvente. A componente específica do Curso de Treinadores de Montanha possui 80 horas, no total, e dois módulos de aulas/avaliações teórico-práticos: um fim-de-semana na Serra da Estrela e quatro dias em Estrutura Artificial de Escalada (EAE), no Fojo (Serra da Arrábida) e no Penedo da Amizade (Serra de Sintra). Os estágios têm duração mínima de 10 meses e decorrem numa entidade de acolhimento (associação ou empresa), sob a orientação de um tutor detentor do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD), de Grau II ou de Grau III, nas modalidades de Alpinismo, Montanhismo e/ou Escalada (no caso do Curso de Montanha de Grau I) ou na modalidade de Pedestrianismo (no curso homónimo de Grau I).
Ambos os cursos estão inseridos no Plano Nacional de Formação de Treinadores (PNFT) e atribuem, após frequência e avaliação positiva nas três fases, o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD), em conformidade com a Lei nº 40/2012, de 28 de Agosto. O TPTD de Montanha – Grau I atesta a competência dos respectivos detentores para enquadrarem e treinarem praticantes, num nível de iniciação, em actividades de montanhismo (em média montanha) e de escalada (em vias de um só largo, com acesso pedonal ao topo e à base). O TPTD de Pedestrianismo – Grau I atesta a competência dos respectivos detentores para enquadrarem e treinarem praticantes, num nível de iniciação, em percursos pedestres com a duração de um ou mais dias, mas que não envolvam pernoita ao ar livre.


Sem comentários:

Enviar um comentário