sexta-feira, 25 de maio de 2018

Picos



A progressão em terrenos escorregadios, designadamente em neveiros, vertentes enlameadas e/ou com erva molhada, apresenta exigências técnicas e o perigo de queda de praticantes que deverão ser tidos em conta e geridos convenientemente com vista à sua resolução e/ou mitigação.
O uso de spikes revela-se uma interessante e efectiva solução de progressão com níveis acrescídos de segurança, face a condições de ocorrência de neve e gelo pontualmente em terrenos montanhosos ou em trajectos pedestres, no âmbito da prática de caminhada e de running (sky ou trail). São fáceis e rápidos de colocar em qualquer tipo de calçado e proporcionam uma boa tracção na maior parte dos terrenos escorregadios.  Por outro lado, são muito leves e pouco volumosos tornando-se muitíssimo apetecíveis para quem pretende andar rápido e (ultra)leve. No contexto nacional, serão certamente interessantes opções, sob determinadas condições de neve e gelo, na montanha do Pico ou na Serra da Estrela, tal como noutras áreas com terrenos escorregadios.
Os “picos” snowline Chaisen, comercializados pela casa austríaca Koch alpin GmbH, apresentam uma elevada qualidade e vários modelos, para diferentes actividades, de que destacamos o Chainsen Light, pela sua leveza (230 a 265 gramas/par, consoante os tamanhos disponíveis: M, L e XL) e pela sua eficácia. Neste momento estamos em fase de testes, com diversos modelos, e os resultados são bastante satisfatórios, sendo certamente uma opção a ter em conta, quer por praticantes, quer por treinadores. Para mais informações, consulte o site da Koch alpin.

PC ©

Sem comentários:

Enviar um comentário