sexta-feira, 25 de maio de 2018

Longo Curso

PC ©

A iniciativa do Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) denominada Palestras da Montanha realizou-se, no mês de Maio, sob um formato diferente daquele que é usual. Em vez da já tradicional palestra mensal, foi concretizado um “workshop dois-em-um”, nos dias 22 e 24, na sala de formação da FCMP, acerca de Percursos Pedestres de Longo Curso, sob duas temáticas distintas mas complementares: (1) Estratégias de Progressão Rápida e (Ultra)leve e (2) Desempenho, Saúde e Bem-estar. A razão pela qual estas acções de formação foram consideradas workshops deveu-se ao seu cariz eminentemente de aplicação prática e, sobretudo, pelo desafio final dos praticantes efectuarem um conjunto de experiências num percurso concreto com cerca de 50 quilómetros de extensão.
O primeiro workshop, sobre Estratégias de progressão rápida e (ultra)leve, centrou-se na escolha criteriosa do equipamento a utilizar, desde as abordagens clássicas a opções (ultra)leves, com base na satisfação de um conjunto de necessidades fisiológicas e de segurança, e simultaneamente na redução (muito) significativa do peso e do volume. No primeiro dia também foram abordadas algumas regras base para incrementar o ritmo de marcha, tal como métodos e estratégias a implementar com vista a uma optimização do desempenho em percursos de longo curso, isso depois de um enquadramento sobre a determinação de horários e dificuldade de percursos pedestres.
O segundo workshop, sobre Desempenho, Saúde e Bem-estar, continuou e aprofundou a temática da “aula” anterior sobre o equipamento, designadamente no que concerne às necessidades a satisfazer, com um especial enfoque no calçado e formas de mitigar e/ou evitar problemas de saúde. Temática que constituiu a ponte para o ensino de metodologias de treino  direccionadas a percursos de longo curso (nas suas componentes física, psicológica, técnica e táctica), a alimentação e a hidratação, a gestão do esforço e formas de prevenir e de tratar algumas das lesões mais comuns, designadamente entorses e luxações, caibrãs, flictenas, fasceíte plantar, hematoma subungueal, pé de trincheira e pé de atleta.
Ambas as acções de formação contínua foram alvo de acreditação por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) para atribuição de Unidades de Crédito com vista à revalidação do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) nas modalidades de Pedestrianismo e de Montanhismo nos seus diversos graus (I, II e III).

PC ©

PC ©

Sem comentários:

Enviar um comentário