segunda-feira, 5 de outubro de 2015

PASSO A PASSO

Tenho o grato prazer de anunciar que o meu novo livro Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking estará disponível, na próxima sexta-feira (dia 9 de Outubro), nas livrarias. Trata-se de uma obra, editada pel’A Esfera dos Livros, sobre a arte de andar a pé.



«Este trata-se de um trabalho assumidamente «três em um», tendo em conta que a estrutura adoptada comporta três partes bastante diferentes: (1) Enquadramento, (2) A Saber e (3) A Actividade. A primeira parte tem por objectivo retratar aquilo que se entende por pedestrianismo, designadamente no que concerne a semelhanças e diferenças face a disciplinas afins ou especialidades, revelando desta forma as mais variadas roupagens e motivações envolvidas nessas distintas práticas. Sem esgotar, de todo, o assunto em causa, este enquadramento assume uma vocação essencialmente teórica (e até filosófica) fundamental enquanto ancoragem de conceitos e preceitos associados à(s) actividade(s) pedestre(s).
A segunda parte aborda um conjunto de matérias e de conhecimentos nucleares na prática de pedestrianismo e cuja aprendizagem constitui precisamente a base dessa praxis. Esse processo de aprendizagem, necessariamente contínua, traduzir-se-á em competências específicas, na prática, e aperfeiçoar-se-á com a experiência acumulada, sobretudo no terreno, à medida que se realizem actividades.
A trilogia encerra com uma síntese, eminentemente utilitária e de fácil consulta, na qual se resumem truques e dicas do que fazer antes, durante e depois das actividades. Além disso, também é apresentado um conjunto de percursos, com características intencionalmente bastante diferentes, que possam servir como propostas de iniciação e de evolução numa prática de pedestrianismo que se deseja tão gradativa quanto gratificante e sustentável.»

[Passo a Passo – Manual de Caminhada e Trekking; A Esfera dos Livros, 2015, p. 20]

Sem comentários:

Enviar um comentário