sábado, 3 de fevereiro de 2024

Caminhar na Natureza

 

A formação contínua de treinadores em desportos de montanha revela-se de fundamental importância como garante de eficiência e eficácia no desempenho das suas funções, designadamente no âmbito das soft skills. E, nesse contexto, a conexão à natureza e o bem-estar surgem como componentes de importância e interesse crescentes no contexto da gestão de grupos em actividades de montanha. É com base nestes pressupostos que o Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (CF-FCMP/ENM) vai realizar, no dia 27 de Fevereiro, com início às 20:00, a próxima edição das Palestras da Montanha, sobre a temática: Caminhada, Conexão à Natureza e Bem-estar.

Nessa palestra será destacada a importância da conexão à natureza e do bem-estar na gestão de grupos em actividades de montanha, mormente no âmbito do pedestrianismo, mas também da marcha off-road em montanhismo. A abordagem que será desenvolvida começara por apresentar um conjunto de conceitos e de práticas, designadamente friluftsliv, experiências flow, peak experiences e plateau experiences, deep experiences, relational total-field e rewilding. E, numa segunda fase, será dada uma particular atenção à sua aplicabilidade no terreno, durante a realização de actividades de montanha, por parte de detentores de Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) em pedestrianismo e/ou em montanhismo, com base na utilidade da pirâmide de necessidades de Maslow como ferramenta de gestão de atividades de ar livre. Por outro lado, será aprofundado o conceito de bem-estar subjetivo na sua componente eudaimonica, tendo em conta as dificuldades, contratempos e problemas inerentes à prática de actividades de ar livre, em geral, e de actividades de montanha, em particular.

Para mais informações e/ou para efectuar a respectiva inscrição, nesta ação de formação, consulte o site da FCMP. A participação é gratuita. 



Sem comentários:

Enviar um comentário