terça-feira, 6 de novembro de 2018

Treinos de Montanha


Pedro Cuiça © Cântaro Magro (Serra da Estrela, Out. 2018)

Pedro Cuiça © Fojo (Cordilheira da Arrábida, Nov. 2018)

Pedro Cuiça © Fojo (Cordilheira da Arrábida, Nov. 2018)

Os módulos de aulas e de avaliações presenciais da componente específica da terceira edição do Curso de Treinadores de Montanha – Grau I decorreram, nos dias 26 a 28 de Outubro, na Serra da Estrela e, nos dias 1 a 4 de Novembro, nas Penínsulas de Setúbal e de Lisboa. O primeiro módulo centrou-se no posicionamento e na navegação em terreno montanhoso, na marcha de montanha e na gestão de grupos em actividades de montanha. O segundo abordou o ensino-aprendizagem da escalada num nível de iniciação, a escalada desportiva em rocha e em Estruturas Artificiais de Escalada (EAE), a escalada clássica e técnicas e manobras de rapel em vias de um largo.
Um programa exigente e intensivo de sete dias de actividades em diversos meios e tipos de rocha, finalizado com a realização de testes escritos nas componentes geral e específica. Apesar de o módulo inicial ter sido marcado por um frio intenso e pelo primeiro nevão da época e ter ocorrido um denso nevoeiro no dia da prova de orientação, que constituíram acrescidos e aliciantes desafios, o segundo módulo decorreu com um tempo atmosférico de feição, tendo em conta que fintou a pluviosidade que se fez sentir nesses dias, noutras horas e paragens.
Agora segue-se a componente de estágio, com a duração mínima de 10 meses, na qual os formandos deverão apurar e aperfeiçoar o seu desempenho a diversos níveis, mormente no que concerne ao treino de iniciados nas disciplinas de montanhismo e escalada.


Pedro Cuiça © Fojo (Cordilheira da Arrábida, Nov. 2018)

Pedro Cuiça © Fojo (Cordilheira da Arrábida, Nov. 2018)

Pedro Cuiça © Penedo da Amizade (Serra de Sintra, Nov. 2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário