segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Estágio de Montanha


Rúben Jordão © Pousada da Juventude das Penhas da Saúde (Serra da Estrela, 23/11/2018)

O Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (FCMP/ENM) realizou, no passado fim-de-semana (dias 23 a 25 de Novembro), um estágio sobre “Gestão de Grupos em Actividades de Montanha”. Uma oportunidade única de rever velhos amigos e de partilha de conhecimentos e de experiências entre Quadros Técnicos da FCMP/ENM, com base no estado da arte dos Cursos de Treinadores de Montanha e de Pedestrianismo – Graus I.
É fundamental que os Treinadores adoptem as metodologias e técnicas padronizadas, que são ministradas nos cursos, e que essas opções sejam alvo de reflexões críticas com vista ao seu possível e desejável melhoramento. A actualização de conhecimentos e o contínuo desenvolvimento de competências são essenciais num modelo de ensino-aprendizagem que se pretende de elevado nível e desempenho. Foi nesse contexto que as excelentes condições do terreno de jogo da Serra da Estrela – com neve, denso nevoeiro, vento, frio e pluviosidade a partir do meio da tarde de sábado – permitiram testar e desenvolver um conjunto de importantes exercícios.
Na noite de sexta-feira decorreu a apresentação teórica de um workshop sobre “Gestão e Liderança de Grupos em Actividades de Montanha com base na Paisagem”. A componente prática desse workshop realizou-se no dia seguinte, em contexto efectivo, no terreno. O programa de domingo foi alterado, com base nas previsões meteorológicas, mas ambos os workshops programados foram realizados e os objectivos concretizados: “Planeamento de Actividades de Montanha com apoio de Plataformas e Aplicações Informáticas: teoria e aplicações práticas” e “Gestão e Liderança de Grupos em Actividades de Escalada: prática”. Neste último, foram escalpelizadas manobras técnicas em quatro estações/ateliês.

DR © algures (Serra da Estrela, 24/11/2018)

DR © algures (Serra da Estrela, 24/11/2018)

António Ribeiro © algures (Serra da Estrela, 24/11/2018)

António Ribeiro © algures (Serra da Estrela, 24/11/2018)

Sem comentários:

Enviar um comentário