quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Gestão de Risco



O Centro de Formação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal/Escola Nacional de Montanhismo (Centro de Formação FCMP/ENM) vai realizar, no dia 30 de Outubro, mais uma acção de formação contínua no âmbito das Palestras da Montanha, desta feita sob a temática Gestão de Risco em Actividades de Montanha: alterações climáticas, novos paradigmas e desafios.
O aquecimento em meio montanhoso foi detectado nos anos 70 do século passado nos Alpes mas só no final da década seguinte se começou a falar do aquecimento global e suas consequências em montanha. Estas manifestam-se através de fenómenos meteorológicos extremos (e.g. ondas de calor, pluviosidades muito intensas, ventos tempestuosos), regressão de glaciares, degelo de permafrost, derrocadas, etc.. A gestão de desportos/actividades de montanha por parte de Treinadores deverá contemplar a compreensão, previsão e tomada de decisões face a estas novas variáveis.
Esta acção de formação, pretende enquadrar a gestão da segurança e risco em desportos/actividades de montanha no contexto das alterações climáticas, resultantes do aquecimento global, com vista ao desenvolvimento de estratégias e tácticas para fazer face aos novos paradigmas e desafios, com especial enfoque nos ambientes de alta montanha mas também no que concerne à média e baixa montanha.




Sem comentários:

Enviar um comentário