sexta-feira, 18 de maio de 2018

Mãe Terra


Pedro Cuiça © abertura por Paulo Borges e Fabrizio Boscaglia (FLUL, 14 de Maio de 2018)

O colóquio internacional Mãe Natureza,Terra Viva, que decorreu nos dias 14 e 15 de Maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), reuniu um variado leque de palestrantes em torno da temática das (visões) alternativas – no âmbito da ecologia espiritual, ecosofia e ecologia profunda – para fazer face à crise ecológica. O anfiteatro onde decorreram os intensos trabalhos contou com a presença de um público numeroso e interventivo, que enriqueceu a troca de ideias nas fases de debate. O entusiasmo e o interesse que despertaram as comunicações são de realçar, tal como o heteróclito painel de 27 palestrantes e assuntos abordados. A faltar ficou tão somente o tempo necessário para aprofundar muitas das temáticas que foram apenas afloradas.
O evento encerrou com o lançamento e apresentação do livro Os Animais, Nossos Próximos – Antologia do amor humano aos animais, pelos autores Paulo Borges e Daniela Velho.
O colóquio Mãe Natureza, Terra Viva tratou-se de mais uma importante iniciativa do Grupo Praxis/Seminário Permanente Vita Contemplativa que, desta feita, contou com uma comissão organizadora composta por Paulo Borges, Frabrizio Boscaglia, Paula Morais e Jorge Moreira. Neste contexto, aproveito para reiterar o agradecimento público à organização pelo convite para participar, pelo segundo ano, no Seminário Permanente Vita Contemplativa com intervenções sobre caminhadas e caminhos, nos seus sentidos concretos e metafóricos: Caminhada Holotrópica – Ecosofia e Eco-espiritualidade (2017) e Pedifesto Eco-lógico: passo a passo da teoria à prática (2018).


Pedro Cuiça © Amor e Gratidão à Água (FLUL, 15 de Maio de 2018)



Sem comentários:

Enviar um comentário