quinta-feira, 24 de maio de 2018

Do (c)A(r)mando II


DR © 

Platão compara a alma a um carro puxado por cavalos, no qual vai um homem que segura as rédeas. Há relações diabólicas: também os automóveis são movidos por uma força que se mede em “cavalos1.
[TELMO, 2017: 56]

Já atrás passei pelo Fedro, onde Platão compara a alma a um carro puxado por cavalos e guiado por um auriga. Bem compreendida a imagem, segue-se o seguinte: o homem não tem um só cérebro, mas três. Um conhece pelas noções, outro pelas emoções, o terceiro pelos movimentos. Na verdade, ao dizermos cérebros, não fazemos mais do que apresentar em termos modernos a doutrina clássica das três almas intelectiva, sensitiva e vegetativa.
Na imagem do carro puxado por cavalos, ao primeiro centro corresponde o auriga que o conduz, ao segundo os cavalos, ao terceiro a armação de ferro e de madeira assente sobre as rodas. As emoções sugerem os movimentos que o corpo imita, o pensamento dirige as emoções. Até aqui estamos perante uma correlação do domínio comum. Mas agora, vamos introduzir na imagem um factor que Platão talvez tenha preferido não mensionar: o passageiro. É ele que diz ao condutor para onde quer que ele vá, o que deve fazer, o caminho de deve tomar, o destino da viagem. Imaginemos que o condutor não conhece a região por onde o mandam. Está, no entanto, disposto, para ganhar a vida, a ir por um caminho que não conhece, com risco até de ser assaltado pelo desconhecido.
Nem sempre, porém, o condutor e o carro estão em condições de fazerem o que é mandado. Uma viagem por vales aprazíveis, com boas estradas de alcatrão exige menos do taxista, do motor e do carro do que uma viagem pelas altas montanhas e por caminhos de pedras e de buracos, correndo ao lado de precipícios. Se, numa estrada fácil, com um destino mais ou menos conhecido para a viagem, nada mais se exige do que cumprir automaticamente as ordens vindas de trás, o mesmo não acontece num caminho difícil, com curvas e contracurvas, desvios por sítios perdidos, que só o passageiro conhece. É, então, necessária uma perfeita atenção às indicações que nos vão sendo dadas, confiança no passageiro que nos guia, e ainda o completo domínio das rédeas ou do volante num carro em que tudo esteja ajustado.
A analogia, não se esqueça o leitor, é a do homem com as suas três almas com o carro e as suas três componentes: auriga, cavalos e o carro propriamente dito. Se não o esquecermos, então a analogia conduz ao seguinte: no homem que está apenas habituado a pensar, a sentir e a pisar caminhos fáceis, qualquer coisa que venha alterar a costumada convivência entre as três almas é instintivamente repelida. É certo que do modo como intimamente convivem ele nada sabe ou sabe muito pouco. Até naqueles que julgam comandar as emoções e escolher as acções, a alma dominante é a subdiafragmática. Tudo neles, de facto, deriva da vida instintiva do corpo, sem cessar produzindo em modo inconsciente emoções e formações mentais. São ordenados de baixo para cima. Neste sentido, parecem ter tido razão Freud e Marx, mestres apenas sub diafragma, quando explicam, um pelo cio outro pela fome, pelos dois instintos que formam a carne, as acções, os sentimentos e os pensamentos do homem, por mais elevados e desinteressados que se afigurem.
O homem, porém, fez-se para viajar. Assim eram os portugueses antigos que se fizeram aos mares. Só viajando do mesmo modo, um ser pode transmudar-se num espírito superior, aberto às emanações divinas e ordenado de cima para baixo, que é aqui o mesmo que dizer do centro para a periferia, porque, em português marítimo, o alto é igual ao profundo2.
[TELMO, 2017: 58-59]

DR © 

NOTAS Pedestris
1- Há, de facto, relações diabólicas: e.g. tomar diacetilmorfina, vulgarmente denominada “cavalo” ou “heroína” (!), – uma droga artificial sintetizada, no século XIX, a partir da morfina (um produto natural derivado da papoila do ópio) – para atingir estados alterados de (in)consciência ou, digamos de outro modo, para baralhar a relação veículo, condutor, conduzido e…
2- Porque, pela lei hermética da correspondência: o que está em cima e como o que está em baixo e o que está dentro é como o que está fora. Atitude é altitude e, portanto, também será profundidade.
· O destaque de palavras a negrito (bold) é de nossa “autoria”.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
TELMO, António. O Horóscopo de Portugal e escritos afins. Sintra: Zéfiro, 2017, pp. 232. ISBN 978-989-677-152-2



Sem comentários:

Enviar um comentário