quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

E eu sou o caminhante


Qualquer caminho leva a qualquer parte. 
Todo o caminho passa em todo o mundo.
Em duas toda a senda se biparte 
Em cada ponto seu, o céu profundo
E a própria estrada sempre para diante —
Deus e nós, o Eterno e o vagabundo.

Em mim todo esse céu e a estrada errante
Iguais estão, em mim Deus, mundo e eu,
Em mim a estrada, e eu sou o caminhante...
Por mais que seja todo o passo meu
Não sai fora de mim, nem o que vejo
E absolutamente terra ou céu.

Mas tão meu como um sonho ou um desejo
Salvo de estar no exterior em mim,
No ponto em que Deus toco, e
Toda a viagem é em mim, por isso
Por mais que eu ande só me encontro e vejo
Por mais que veja no □ maciço
Só o meu rosto de alma reflectido
Consegue ver o mundo exterior
Participante do não ser.
~~
□ Espaço deixado em branco pelo autor

Fernando Pessoa (17/11/1916)

Sem comentários:

Enviar um comentário