quarta-feira, 9 de julho de 2014

Capacidade de amar

«RITMOS DE MARCHA
Enganados a um tempo pelo aspecto de paz exterior que tomou a civilização e, por outro, pela irrupção, de quando em quando, de crises daquilo a que vulgarmente chamamos guerra, temos em geral a ideia de que estamos desmobilizados, de que não vivemos sobre nenhum campo de batalha, de que gozamos, longe de qualquer espécie de frente, os benefícios de um verdadeiro apaziguamento. E a verdade, no entanto, é que não podemos entender nada da nossa própria vida ou da vida da colectividade se nos deixamos possuir por esta ideia.
(…) Tão estranha e maravilhosamente somos compostos de eternidade e de tempo que, sendo a nossa única e real vocação a de ser santos, a cada passo nos estamos especializando, nos estamos deixando arrastar e prender por todos os outros fragmentos de vocação ou por todo o passageiro chamamento que por acaso ouvimos. E este é o nosso primeiro combate: o de não deixarmos que o que é puramente temporal tome em nossas vidas o lugar que se deve ao eterno.
(…) E por aqui voltamos a outro ponto da nossa batalha. Houve tempo em que eram os mesmos os planos divinos e os nossos. Só que Deus, cuja essência é possivelmente liberdade, se arriscou com o homem, como com os anjos, aos perigosos jogos da liberdade: como deixa à pedra que por sua natureza caia, como deixa à água que por sua natureza se amolde ao continente, deixou ao homem que, segundo a sua natureza de ser pensante, pensasse. É evidente que, por definição, o pensamento só se cumpre quando inteiramente pensa todo o pensável.
(…) Desde, porém, que o entendimento seja completo, o homem que pensa é um excelente soldado: daqueles que vão para a batalha resolutos e calmos, pacíficos afinal no meio de todas as tormentas, percebendo em que guerra estão metidos, em que estratégias e tácticas se envolvem, e aceitando, o que é mais importante, como perfeitamente legítimos e benéficos, todos os sofrimentos que sobre eles se abatem.
Mas há outro tipo de combatente. O que surpreendemos principalmente nas longas esperas de trincheira ou nas marchas sob o fogo ou, pior ainda, naquelas léguas monótonas em que nada acontece senão frio, chuva e lama, e dentro o tédio, e fora a suprema inutilidade de tudo. Ele aguarda, no entanto, ou caminha, e caminha apenas porque, inteiramente entregue ao exercício, tendo-se apurado nas ascese da ordem unida, tendo tornado parte integrante do seu próprio ser o guiar seu ritmo de passos pelo camarada da frente, ou manter-se à distância regulamentar do seu camarada de parapeito, ou obedecer a todo o toque de comando sem perguntar porque, deixou de ser ele mesmo, excepto no que deles esperam os outros, e é apenas uma parte do todo. Serve, no que é indivíduo, a universalidade do universo.
Eis aqui, pois, outra maneira de se salvar. Aprender, e obedecer ao que se aprendeu. Lançar sobre o chefe toda a responsabilidade do que vier a suceder. Em todo o momento de perigo, olhar à direita e confiar o seu destino às resoluções do comando. Só que Deus não quer mandar em quem não é voluntário.
(…) Sendo liberdade a sua essência, Deus a ninguém pode forçar. (…) Porque os desastres que são para meu bem, Deus mos inflige sem me consultar em nada; porque mos inflige por amor. Mas os outros, os que me vão afastar de Deus, esses jamais virão se eu os não quiser. De qualquer modo, esta é a lei do serviço militar de Deus: apenas entre quem for voluntário.
(…) Reside em Deus a possibilidade de unir o tempo e a eternidade; em termos que, como todos os nossos, dado que temos de servir, para o que não é dia a dia, da linguagem do dia-a-dia, são imperfeitos para exprimir a noção que se pretende, poderíamos definir Deus como o ponto de contacto entre o tempo e a eternidade, como o lugar em que o tempo e eternidade se fundem nalguma coisa que só o silêncio pode dizer. Ora, de tudo o que nos sucede na terra, alguma coisa existe em que se fundem tempo e eternidade e que também só pelo silêncio se poderia dignamente exprimir; e esse alguma coisa é o amor.»

Agostinho da Silva – As Aproximações (Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1990, pp. 114-116)


Sem comentários:

Enviar um comentário