sexta-feira, 22 de março de 2019

Paisagens da Montanha


Ontem à noite (21 de Março) tive o grato prazer de apresentar uma palestra sobre Gestão de Grupos em Actividades de Montanha – Leitura da paisagem e estratégias em terrenos técnicos, numa iniciativa organizada pela AGMA – Associação de Guias de Montanha dos Açores. O evento, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena, das 20.00 às 22.00, foi também uma enriquecedora oportunidade para troca de experiências e rever companheiros.
A palestra começou por apresentar diversos conceitos de paisagem e a sua evolução histórica, com destaque para o pioneirismo de Leonardo da Vinci, na forma como mudou o paradigma da relação do Homem com a Montanha, e a importância dos românticos, no que concerne ao retorno e religação à natureza selvagem (wilderness). Seguiu-se uma abordagem da paisagem sob três aspectos distintos e, simultaneamente, complementares – técnico, geográfico e estético –, sua relação com a Pirâmide de Necessidades de Maslow e sua utilização na gestão de grupos em actividades de montanha. Por último, foram abordados alguns exemplos concretos, com base no Pico, da variabilidade significativa das “condições da montanha” e suas implicações na progressão em terrenos técnicos, designadamente no que concerne a estratégias e equipamentos a adoptar: técnica da corda curta, EPIs, bastões, bastão ou piolet, crampões ou “espigões” (spikes), entre outras opções.
A actualização de conhecimentos e a aquisição de novas competências, nomeadamente mediante o desenvolvimento e a utilização de ferramentas e de metodologias de trabalho inovadoras, no âmbito da gestão e da liderança de grupos em actividades de montanha, é de fundamental importância numa actividade cuja formação deve ser contínua e promotora de eficiência e de segurança no desempenho dos guias em contextos reais, no terreno. É neste contexto que a leitura e a interpretação da paisagem, associadas à Pirâmide de Necessidades de Maslow, surgem como uma interessante e poderosa ferramenta de trabalho, designadamente na tomada de decisões.


DR © Madalena do Pico (21/03/2019) 

DR © Madalena do Pico (21/03/2019) 



Sem comentários:

Enviar um comentário